Os Coronéis da Igreja Moderna


 Antigamente no Brasil, especialmente nas cidades do interior, existia uma classe de pessoas denominadas de coronéis, não eram militares, mas grandes fazendeiros de terras. 
 O poder de influência deles era tão grande, ao ponto de dominar o prefeito, o delegado, o padre e a população de uma cidade. 

 Os coronéis ditavam as regras na sociedade, eles eram um poder ilegal e paralelo nas regiões, mandando e desmandando, fazendo chantagens e ameaças contra as autoridades constituintes. Tudo tinha que ser de acordo com os planos do coronel, se não fosse cumprido, sofriam retaliações de várias maneiras.

 Trazendo essa ilustração para os nossos dias, existem no meio das denominações evangélicas os coronéis gospels. Vamos fazer a identificação de cada um, segundo a ilustração:

  • Cidade = denominação
  • Autoridades constituintes = Pastor e seus auxiliares na obra. 
  • Coronéis = Alguns membros da denominação. 
 Estes coronéis (alguns crentes cascudos da igreja) reclamam de tudo para com o pastor, nada está bom, se não for do jeito deles. Os coronéis movidos de ganância e inveja, não estão nem aí com as pessoas, só se importam com seu próprio umbigo. O coronel faz ameaças, chantagens emocionais e perseguições contra os pastores, os obreiros e os membros verdadeiros, trazendo mal estar dentro da Igreja de Cristo.

 Portanto, não estamos aqui trazendo à baila esse assunto, para promover; calunias, discórdias e divisões na igreja, mas um alerta, para os coronéis não destruírem trabalhos evangelísticos, vidas de irmãos e outros. 
Para eles não dominarem a Igreja de Cristo, mas somente deixar o Espírito Santo guiar a Igreja. 

 Vamos mostrar o bem, a fé e o amor que o Senhor Jesus nos ensinou e colocou em nossos corações, através do Espírito Santo, e não devemos fazer como o coronel gospel religioso faz; com inveja, ódio, chantagem e toda sorte de mal. O apostolo Paulo na carta aos romanos no capitulo 12 nos versículos de 17 a 21 diz: 
Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor. Ao contrário: “ se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com bem. (versão NVI).
 Vamos dar de comer e beber da palavra, do amor e do Espírito aos coronéis da igreja moderna, e abençoar a vida deles. “abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis”. Romanos 12. 14. 

Deus abençoe a todos, até mesmo os coronéis, em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Em Cristo
Welker do Espírito Santo



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.