" Oba! Hoje é Culto de Avivamento! "

Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
Habacuque 3:2


 Em toda a história eclesiástica sempre houve uma busca constante pelo pleno avivamento. Isto não mudou em relação a igreja moderna, entretanto, a sede pelo avivamento é tão intensa, que as igrejas perderam o foco do que verdadeiramente é um avivamento.

 Para que cheguemos numa conclusão, vamos abordar os 2 lados da "moeda": o que é avivamento e o que não é, sua causa e seu efeito.

  • O que é Avivamento?  Avivamento em sua sintese é o mover do Espírito Santo sobre a igreja levando-a ao fervor espiritual, fazendo-a mais semelhante a cristo, cumprindo a vontade de Deus, vivendo em santidade e dando frutos segundo as boas obras.
     O maior exemplo de avivamento que podemos encontrar, está nas próprias escrituras. Basta lermos o livro de Atos dos Apóstolos e veremos um exemplo genuíno de avivamento do Espírito Santo sobre a igreja.
  • O que não é Avivamento?
     
    Avivamento não é multidões dentro de uma igreja, pois no início da igreja em Jerusalém havia apenas 120 cristãos. Não é barulho, gritaria, bagunça, choro excessivo, moveres estranhos, arrepios, revelamentos, prosperidade entre outros. O exemplo da igreja em Jerusalém, descrita no livro de Atos, nos revela que nenhum desses exemplos são praticados, e que as causas e os efeitos de um avivamento passa bem longe do que se tem pregado hoje. Avivamento também não é produções de shows gospel e nem grandes concentrações de "fé" ao ar livre.
  • A Causa do Avivamento.
     Tudo começa com uma vida em oração, a igreja que ora o tempo todo, e tem a oração como umas das suas colunas, se não é avivada, já esta caminhando para ser. A igreja em Jerusalém orava o tempo todo, (At 4.6; 2.42). A igreja busca a santidade se separando do mundo (sistema de satanás, e não isolamento pessoal), e um viver em comunhão uns com os outros (At 2.45). A igreja fica em constante louvor verdadeiro (hinos ou canções bíblicas e cristocêntricas) (Ef 5.19).
  • O Efeito do Avivamento.
     
    O primeiro efeito do avivamento é o evangelismo. É impossível se avivado e não proclamar o evangelho aos perdidos, a igreja em Jerusalém evangelizava sempre (At 2.4), é também exemplo para os de fora, influência na sociedade, autoridade espiritual, manifestações dos dons do Espírito para a edificação da igreja, arrependimento e confissão de pecados, perdão, e o mais importante, salvação de almas.
 Podemos agendar um avivamento? claro que não! Isto porque quem produz o avivamento não é a igreja como a maioria pensa, e nem evangélico algum, e sim o Soberano e Poderoso Espírito Santo, é Ele quem concede o avivamento conforme a busca verdadeira da igreja. Não se engane irmão(a), não podemos simplesmente chamar pregadores famosos e contratar grandes artistas gospel e dizer de antemão que haverá um avivamento, pois não é o homem quem à produz e determina aonde, como, quando e através de quem o Espírito Santo vai agir. 

Portanto, se você busca por um avivamento, busque conforme foi esboçado e como está registrado no Novo Testamento. Grandes Avivamentos como aconteceu na Escócia, Inglaterra Alemanha, Estados Unidos (Colonial) foram pautados em oração e muita busca pelo Espírito Santo.

Pense nisso e não se engane, pois nem tudo que reluz é ouro, ou em nosso caso, AVIVAMENTO!

Soli Deo Glória
Luã França
Welker do Espírito Santo
______________________________________________________________

Leitura Indicada sobre o artigo:


Título: Porque Tarda o Pleno Avivamento?

Sinopse: AVIVAMENTO. Sem dúvida esta é uma das palavras mais desgastadas no vocabulário evangélico brasileiro. Mas quando Leonard Ravenhill escreve sobre avivamento ele não toma partido entre carismáticos e tradicionais e nem toma conhecimento das questões debatidas entre eles.
Para ele, a questão não é se tocamos bateria em nossos cultos ou se levantamos as mãos em adoração ou louvor. Ele nos chama a levantar um clamor a Deus para que ele fenda os céus e desça com poder e autoridade a fim de tornar o seu nome notório na presença de seus adversários, fazendo as nações tremer diante dele. 
Muitos perguntam: Por que tarda o pleno avivamento? Ravenhill responde com palavras incisivas e inconfundíveis visando despertar uma igreja confusa, mundana e enfraquecida, para um grande derramamento do Espírito Santo de Deus, que a capacitará a cumprir o seu papel de Família de Deus, Corpo, Noiva e Habitação de Cristo.

Ficha Técnica: 
SBN: 978-85-358-0198-9 Paginas: 84
Formato: 10,5 x 18
Acabamento: Brochura
Autor: Leonard Ravenhill

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.