Dons do Espírito Vs. Fruto do Espírito

 Antes de descortinar o assunto, vamos nos perguntar o que é dons do Espírito e o fruto do Espírito, para que servem, e qual deles tem a supra importância na vida do crente? Para uma melhor ilustração dos fatos que viram a seguir, assistam e reflitam na curta pregação do Pr. Paulo Junior da Igreja Aliança do Calvário, divulgado pelo ministério virtual Defesa do Evangelho.

              

 Nos dias atuais da igreja, tem surgido várias divergências acerca dos dons e do fruto do Espírito. Alguns dizem que os dons são mais importantes que o fruto e vice versa, gerando confusão e até mesmo divisões entre igrejas e cristãos. No entanto, nenhum dos pontos de vista são provados segundo as escrituras, deixando somente como regra as experiências espirituais pessoais.

 Como os bereanos, temos que examinar tudo a luz das escrituras (Atos 17.11), o que a igreja muita das vezes não tem feito, portanto, vamos agora expor cada ponto e depois concluirmos o assunto.
  •  Dons do Espírito (1Co 12, 14. Rm 12).                                                     
 Os dons são para o aperfeiçoamento dos santos (1Co 12.7) e para que alguns creiam no evangelho (1Co 4.20). Não é para o próprio benefício de se autoproclamar e chamar a atenção da igreja para satisfazer o ego, não é para conquistar cargos eclesiásticos, não é para criar novos moveres autointitulados do Espírito Santo, não é para à desordem no culto e não é para dar uma "forcinha" para o Espírito Santo quando algum membro pede para que Deus manifeste o dom para que o culto ou o membro fique digamos "mais espiritual", ou como preferem os neopentecostais, com mais "unção", isto porque a própria pessoa manifesta o dom sem a vontade de Deus.

 Como não é de hoje que há confusão no meio evangélico, vamos expor aqui alguns exemplos (ou mau exemplos neste caso), de FALSOS DONS (Vídeos de ilustração em "Clique Aqui"):

  • Retete, mais conhecido como "sapatinho de fogo" - Clique Aqui
  • Cair no poder ou "cai-cai" (e temos como exemplo a leoa de lagoinha) - Clique Aqui
  • Unção do Paletó - Clique Aqui
  • Unção do Riso - Clique Aqui
  • Unção do Leão (e temos como exemplo a leoa de lagoinha) - Clique Aqui
  • Unção do Cachorro - Clique Aqui
  • Unção do Templo - Clique Aqui
  • Outros (porque a cada dia aparece mais um)
 Nenhum destes exemplos acima, tem respaldo bíblico, não edifica a igreja, apenas traz confusão e mancha o véu da noiva com os de fora que riem e zombam de Deus por presenciarem estes falsos dons, trazendo descredito a pregação do evangelho.

"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias." Martinho Lutero 
  •   Fruto do Espírito (Gl 5).                                                   
 Muitos se perguntam: como identificar um verdadeiro cristão? É através dos dons? Fiquemos com o exemplo do Mestre que diz: 
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:20
 O fruto do espírito é como uma única fruta que nos fornece 9 nutrientes essenciais para a vida espiritual, mas como se manifestam os "nutrientes"?
 Todas as pessoas que são movidas pela concupiscência da carne, torna-se impossível para elas, fazer a vontade de Deus, entretanto, os que se converteram genuinamente e foram regenerados pelo poder do Espírito Santo tem por "natural" o manifestar desse fruto gradativamente e não forçado pelas circunstâncias do momento, ela é manifestada a todo o tempo, no dia a dia, seja no trabalho, na escola, na sociedade e na igreja!
  •  Qual tem Prioridade?                                                                
 Os dons são para a igreja conforme 1Co 12.7, o fruto é para o cristão conforme Gl 5. Os dons podem ser imitados por falsos profetas e até mesmo pelos demônios (Mt 7.15-23; 2Co 11.13-15), o fruto não pode ser imitado, ora, como pode uma pessoa sem controle nenhum, imitar o auto controle? ou, como pode uma pessoa impaciente ser paciente quando bem entender? pode Satanás amar? Portanto o fruto é o mais importante na vida do crente, seguido das manifestações reais dos dons, que edificam, provindo do Espírito, porque o fruto é a marca do viver cristão, e não os dons.
  • O Amor  - o maior dom e o maior fruto (1Co 13)                  
 O amor é o divisor de águas, você pode ter todos os dons, se não tiver amor, para nada serve os teus dons. O amor é o maior "nutriente" que compõe o fruto, é o primeiro que deve permear sua vida, é impossível ter paz sem ter amor, ter paciência sem ter amor, ser alegre sem ter amor, ser manso sem ter amor, e ter Cristo sem o amor, porque Cristo é o amor!

 Portanto, se depois de ler este artigo você refletiu que está vivenciando o fruto, e buscando os dons, continue crescendo para a glória de Deus, mas, se você vivencia estas manifestações absurdas, tem buscado mais os dons e percebeu que na caminhada cristã o fruto não faz parte do teu viver e que tem mais interesse nos dons que no fruto, repense o evangelho que você esteja vivendo, e ore a Deus, para que primeiro, manifeste em sua vida o fruto, para depois manifestar os dons, tudo para a glória de Deus e a edificação da Igreja!

 No mais, para a última reflexão, de tudo o que lemos juntos, vamos atentamente assistir esta pequena pregação do Rev. David Wilkerson: 


Sola Scriptura
Luã França
Welker do Espírito Santo



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.