Sedentarismo Cristão


E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. Ezequiel 33:31-32 (ACF)

Quero neste artigo compartilhar um assunto que sempre me incomodou. A primeira coisa que quero deixar claro é que eu não estou generalizando, e sim advertindo acerca deste assunto. 

 À 4 anos atrás ( a partir da data dessa postagem) eu aceitei o chamado de cristo na minha vida, num leito de hospital, não por motivos de enfermidades. Logo ingressei em uma denominação chamada ICM (Igreja Cristã Maranata), fiquei por quase um ano, porém me desliguei por divergência doutrinária. 

Então orei para saber onde Deus queria que eu congregasse. Algum tempo depois, a carteira da minha esposa sumiu no centro da cidade, e alguns dias depois um pastor da Assembleia de Deus nos liga dizendo que havia encontrado a carteira com todos os documentos dentro, então entendi que isto seria a resposta da oração. Logo procurei a Assembleia de Deus mais próxima e comecei a frequenta-la. 

Minha esposa ainda não havia se acostumado muito com a nova denominação, mas ela aceitou e está comigo até os dias atuais. Entretanto, eu me retirei de novo desta denominação também por divergências doutrinarias, e de tanto ver a decadência das igrejas protestantes, e ver as heresias e a apostasia se alastrando como uma inflamação no corpo, resolvi por todas as denominações em um saco e dizer: "nenhuma delas servem", e logo me tornei um adepto dos "desigrejados". Porém, Deus me exortava acerca da minha má conduta todas as vezes que lia as escrituras, e através das orações voltei a me reunir na antiga denominação que acabara de me desligar, a Assembleia de Deus.

E em meio a essa jornada percebi que a falta de zelo, de temor e tremor da parte dos cristãos (da qual sou o pior), me incomoda e muito, quando em minha denominação olho para os lados e vejo todas aquelas pessoas sentadas em um banco olhando para frente, e penso: "será que é só isso que devo fazer? sentar em um banco e ver pessoas se emocionando com algumas músicas, ver um pregador falar de vitórias e pronto?, para isso que Deus nos chamou? será que cultuar a Deus em um edifício (ou fingir) é suficiente? será que orar apenas na igreja, ler as escrituras apenas na igreja será o suficiente?" 

Junto a estes questionamentos veremos pois o que a passagem de Ezequiel 33.31-32 nos adverte:


  • Versículo 31 Parte A: "E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra;" . Parafraseando esta passagem, podemos dizer que os crentes vão cultuar à Deus em suas denominações, mas o que elas ouvem nas pregações e aprendem nas "EBD" não as poem em prática. Porém, se refletirmos no que tem sido ensinado em muitas denominações por ai, seria melhor não por em pratica mesmo! 

  • Versículo 31 Parte B: "pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza." A parte B já é mais exortativa, pois diz respeito ao que a pessoa é, e não ao que parece ser. Já presenciei muitos cristãos que em suas denominações são quase "santos" literalmente, mais quando os conheci fora de suas denominações, vi que não passava de uma camuflagem, para enganar seus pastores e aos que se assentam ao seu lado nos cultos, porém, são sepulcros caiados, por fora são branquinhos, sem manchas, vestem-se como cristãos, falam como cristãos, andam como cristãos, mas nunca conheceram o cristo que liberta, que salva o pecador, pois o que contamina o homem não é o que entra em sua boca, mas o que sai, pois onde estiver seu coração, ali também estará seu tesouro. (Mateus 6.21, Mateus 15.11)

  • Versículo 32: "E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra." . Parafraseando este versículo, podemos dizer o que Deus é para essas pessoas. Deus é para elas como uma "canção suave", não suportam serem exortados, admoestados, não suportam julgamentos segundo as escrituras, tem à Deus apenas como um amuleto de proteção, como um estilo de vida.

    Deus não é o primeiro em suas vidas, não é Ele que toma as decisões. O que eles querem é apenas sentar em um banco de igreja, cantar até chorar pensando que foi obra do Espirito Santo, gostam de sentir uns arrepios, de falar dos shows gospel, e das bandinhas que fazem sucesso nas rádios. Elas podem até falar da boca para fora que o único SENHOR na vida delas é Cristo, mas o próprio Cristo que conhece e sonda os corações sabe que não é verdade. E isso tudo por que elas leem a palavra, as verdadeiras mensagens chegam até elas, elas são exortadas acerca de seu mal caminho, mas elas preferem continuar sem praticar o que deveriam.
     

Diante desta realidade, como devemos então proceder? É simples! praticando as escrituras, nos enchendo do Espirito Santo, não deixando nos levar por ventos de doutrinas humanas e demoníacas, voltando a pratica do primeiro amor.

Levante-se deste banco de igreja, não seja um mero espectador da história, faça parte dela! Não morra nesse sedentarismo cristão, evangelize, ensine as escrituras, cumpra com as ordenanças de cristo, traga um avivamento para sua denominação, um avivamento pautado em orações, jejuns e ensinos. Não deixe que os seus sentimentos lhe atrapalhem, não espere por ninguém, lembre-se! amanhã pode ser tarde de mais.


Em Cristo, Por Cristo e Para Cristo
Luã França

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.