Série Exposição: Suor Santo! - 1 Tm 4. 7,8



Introdução:

23 anos se passaram desde que Ayrton Senna faleceu. O legado do piloto permanece como inspiração a muitas pessoas. Senna foi um exemplo de vontade, dedicação e disciplina.

Talvez você não imagine, mas a Fórmula 1 exige uma grande preparação física. Os pilotos passam todo o tempo da corrida submetido a uma força enorme, e precisam fortalecer os músculos e articulações para superar o desgaste físico. Senna sofria com muitas dores e cãibras após as corridas, e por esse motivo procurou um treinador para melhorar seu condicionamento físico.

Assim, a corrida de rua entrou na vida de Senna. Seu treinador ensinou a importância de dormir cedo, descansar o corpo e de se alimentar melhor. O piloto, que antes mesmo da Fórmula 1 concedeu uma entrevista dizendo que “odiava correr”, foi criando gosto e hábito pela corrida de rua. Senna, que tinha um condicionamento físico medíocre, passou a correr 04 quilômetros em cerca de 13m30s, tempo que em média um corredor profissional alcança.

É possível atribuir uma parcela dos títulos mundiais de Ayrton Senna a essa melhora no condicionamento físico. A disciplina mudou a vida dele!

Jamais chegaremos a algum lugar na vida sem disciplina, seja qual for a área. E quando se trata da área espiritual, a porção é dobrada. É verdade que muitos já nascem com dons e talentos. Um atleta pode ter nascido com um físico privilegiado; um músico, com ouvido perfeito e um artista com um olho para grandes obras. Mas nenhum de nós podemos afirmar ter nascido em estatura de varão perfeito.

Portanto, como crianças na graça, precisamos suar um suor santo se quisermos crescer em santidade. Nossa disciplina espiritual é tudo. REPITO: DISCIPLINA É TUDO!

I – A SANTIFICAÇÃO NA VIDA CRISTÃ

Antes de entrarmos no texto, precisamos tomar conhecimento do processo de santificação na vida no crente. A santificação pessoal é uma etapa imprescindível no processo de salvação, que, tendo iniciado na justificação pela fé em Cristo, será concluído com a glorificação, na volta de Jesus.

Mas qual a natureza da santificação? Como as escrituras a conceitua? Conhecer esses princípios espirituais certamente é um grande passo para a prática eficiente da santificação pessoal.  A ideia de santificação aplicada aos cristãos pode ser analisada sob três perspectivas. Vejamos:

1. Santificação posicional.
Significa que no ato da salvação os crentes são santificados, e, portanto, são santos porque já estão separados para Deus. Nesse sentido a santificação é “a liberdade do domínio da velha natureza, que foi crucificada com Cristo”. Este é, sem dúvida, o mais impactante tipo de santificação, pois Paulo afirma que “somos santificados em Cristo Jesus, e, por isso, chamados para ser santos” conforme
1 Coríntios 1:2.

Esse tipo de santificação é obtido unicamente pela fé em Cristo, e é também realizado de uma vez por todas.

2. A santificação progressiva.
O crente está santificado em Cristo pela fé, mas o Espírito Santo continua atuando em sua vida, moldando seu caráter, desenvolvendo sua personalidade, purificando-o e santificando-o diariamente. Essa santificação é chamada de progressiva, e nos exorta a nos santificarmos ainda mais, conforme 1 Tessalonicenses 5:23, que diz:

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”


Portanto, na santificação progressiva, o salvo  desenvolve a santificação iniciada após sua justificação em Cristo Jesus. É um processo de crescimento diário. Neste processo, o crente “coopera” na sua santificação por meio da “mortificação dos desejos pecaminosos, e em levar o ser interior à obediência a Cristo”.

Diferentemente da santificação que provém da cruz de Cristo, essa se desenvolve por toda a vida e só será consumada na volta de Jesus.

3. A santificação futura.
 A santificação futura diz respeito ao processo final, quando finalmente seremos aperfeiçoados diante de Deus. É nesse momento que ocorrerá a transformação do corpo corruptível em um corpo incorruptível. Na vinda de Cristo, cada crente receberá um corpo novo que estará sem pecado. O Cristão não terá mais de resistir ao pecado ou de crescer  para a perfeição. Sua santificação estará completa.

Hoje, falaremos mais especificamente do ponto dois que é a santificação progressiva. Então vamos entrar no texto que lemos de 1 Timóteo 4. 7,8 e entender este processo.

 II – PAULO E A LINGUAGEM ATLÉTICA

Timóteo era um jovem evangelista e Paulo um velho apóstolo. Paulo já estava no fim de sua carreira, porém Timóteo, apenas começando. Paulo, cheio de sabedoria, toma Timóteo por filho e começa a transformá-lo em um homem piedoso. E para isso, o apóstolo Paulo usa como ilustração os esportes da época. Da mesma forma que um atleta grego ou romano precisava recusar certas coisas, ingerir alimentos corretos e fazer exercícios apropriados, também o cristão deve praticar exercícios espirituais.

1. A figura do ginásio. (v. 7b: exercita-te a ti mesmo em piedade.)
A palavra "exercita-te" vem do grego "gumnos", que significa literalmente: "treinar nu" (como era costume dos atletas gregos).  O termo ginásio deriva-se da mesma palavra grega. O ginásio era o lugar onde os jovens se despiam com o fim de alcançar o vigor físico por meio de treinamento rigoroso. E Paulo usa a mesma terminologia quanto a assuntos espirituais.

2. O ginásio e o viver santo. (v. 7b: exercita-te a ti mesmo em piedade.)
O caráter e o viver santo são mais importantes do que troféus e recordes esportivos, apesar de ser possível ter tanto um quanto outro.

Paulo desafia Timóteo a se dedicar à piedade com o mesmo esforço que um atleta dedica-se a seu esporte. Assim como um atleta deve controlar o corpo e obedecer às regras, para o cristão, "o corpo deve ser seu servo e não seu mestre".

Quando vemos alguém treinando ou praticando esportes devemos nos lembrar de que também precisamos nos exercitar espiritualmente. Oração, leitura bíblica e meditação, jejum, comunhão, serviço, sujeição à vontade dos outros, testemunho, integridade..., todos esses exercícios espirituais, por intermédio do Espirito Santo, e para a glória de Deus, te tornarão piedoso.

Vejamos algumas comparações que Paulo tinha em mente quando usou a figura do ginásio em contraste com a vida cristã:

a) Da mesma forma que um jovem atleta treina num ginásio o máximo que pode, assim você também, pela graça e poder de Deus, não deve poupar esforços para alcançar o alvo de agradar a Deus em tudo.

b) Da mesma forma que um jovem atleta tem de se despir de todo e qualquer obstáculo ou peso para exercitar-se mais livremente, assim também você deve se despir de tudo quanto prejudique seu progresso espiritual. Se há algo ou alguém que te tem feito pecar, se desfaça agora!

c) Da mesma forma que um jovem atleta tem seus olhos postos no alvo de alcançar, através de seus esforços, o primeiro lugar, assim você deve apontar constantemente para seu objetivo espiritual, a saber, o da plena dedicação pessoal a Deus em Cristo.

3.  Não há atalhos para o progresso.

1 Coríntios 9. 24-27 - Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

Não foi atoa que Jesus nos disse que o caminho seria estreito! Muitos tentam um atalho para a santidade. Dizem a si mesmas: "estamos no tempo da graça; essa coisa de lutar pela santidade é salvação por obras; isso é religiosidade"; e muitas outras desculpas mesquinhas, que não servem para nada, a não ser para esconder seus pecados. Se você pensa assim, uma coisa eu tenho pra lhe dizer: "Você não conhece as Escrituras e nem o poder de Deus".

Fadiga e agonia são apelos para quem quer ser piedoso. Quando nos exercitamos séria e voluntariamente, entregamo-nos a horas de disciplina, com o fim de ganhar o prêmio – é como correr cinco mil metros para competir nos cem da melhor maneira. A vida do cristão bem-sucedido é cheia de suor; suor santo! Porque sem virilidade não há maturidade! Sem disciplina, não há discipulado! Sem suor, não há santidade!

 III – ARGUMENTOS A FAVOR DA PIEDADE. 1 Tm 4. 8

Você deve estar se perguntando: porque tanta ênfase na disciplina? Porque devo me desfazer das coisas que atrapalham meu progresso espiritual? Qual o ganho nisso? Aqui está mais uma palavra fiel de Paulo, digna de toda a aceitação – que todo o nosso trabalho e perdas no serviço de Deus, e a constante disciplina espiritual será abundantemente recompensada. De modo que, embora passamos a perder por causa de Cristo, todavia não perderemos com Ele.

1. O exercício físico. (v. 8a "Porque o exercício corporal para pouco se aproveita").
Mais uma vez, se trata de uma imagem atlética. Vivemos em uma época onde a busca frenética por um corpo perfeito e saudável se tornou uma religião; academias e mais academias abrem em todos os lugares; a quantidade de igrejas comparada à quantidade de academias se torna quase que a mesma; O corpo é templo de Deus, que deve ser usado para sua glória (1 Co 6. 19, 20), e também é instrumento para seu serviço (Rm 12.1, 2), mas o seu corpo não é um fim em si mesmo.

A felicidade de ter um corpo invejado por muitos ou muitas, sensual, passará com a chegada da terceira idade, e o que restará disso tudo são fadiga, calvície, pele flácida e remédios controlados para tentar acabar com as frustrações de uma busca sem valores eternos. Entretanto, há uma coisa que nunca envelhece e perde o seu brilho: A santidade de vida.

Por certo precisamos cuidar do corpo, e o exercício faz parte desse cuidado.  Os exercícios beneficiam o corpo somente nesta vida, ao passo que o exercício da piedade é proveitoso hoje e eternamente. Paulo não pede que Timóteo escolha entre um e outro; creio que Deus espera que pratiquemos ambos. Um corpo saudável pode ser usado por Deus, mas devemos nos concentrar na santidade.

2. A promessa da piedade. (v. 8b "Mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir").

A vida eterna, tanto neste mundo quanto no mundo vindouro, é a coroa que pode ser esperada por aqueles que entram no ginásio de Deus. A passagem de Lucas Capítulo 18 nos versos de 28 a 30, na versão NVI nos diz assim:

Pedro lhe disse [Jesus]: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te! "
Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna".

Quando buscamos o reino de Deus em primeiro lugar, as coisas terrenas podem ser acrescentadas. Quem busca diligentemente o prazer, ou poder, ou posses, ou alegria fora de Deus, sai de mãos vazias e torna-se refém do vício. A verdadeira alegria na vida presente consiste em ter comunhão com Deus em Cristo; e dessa comunhão nasce a paz que excede todo o entendimento, o amor de Deus derramado nos nossos corações e a esperança de que um dia Cristo virá nos buscar, e com Ele estaremos para todo o sempre.

Essa é a promessa da vida presente e da que há de vir. Devemos viver como peregrinos, não pertencemos a este mundo, somos cidadãos do céu, a nossa pátria amada!

3. A disciplina e o legalismo.
Existe um inimigo constante que assola o coração do piedoso, que é o legalismo. Muitos podem ter disciplina em tudo, porém, com a motivação errada, ou seja, legalista. O legalismo é egocêntrico; a disciplina espiritual mantém Deus no centro. O coração legalista diz: “Vou agir desta forma para ter méritos diante de Deus”. O coração disciplinado diz: “Vou agir desta forma porque amo a Deus e quero agradá-lo”.

Há uma diferença enorme entre motivação legalista e a disciplina espiritual. Se confundirmos legalismo com disciplina, fazemos com o risco de nossa alma.

Samuel Smiles, no início do século XX disse:

“Plante um pensamento e você colherá uma ação; Plante uma ação e colherá um hábito; Plante um hábito e colherá um caráter; Plante um caráter e colherá um destino”.


Você está pronto pra suar – a entrar no ginásio da disciplina divina? A despir das coisas que te impedem de progredir? A se disciplinar através do poder do Espírito Santo? Eu o convido a entrar no ginásio de Deus agora – para aquele suor santificante – para alguma dor e muito ganho. Deus está procurando homens e mulheres santos!

OBSERVAÇÕES PRÁTICAS:

2 Tm 2.5: "Igualmente o atleta não é coroado, se não lutar legitimamente." (AEC)

Vamos aprender agora, algumas lições práticas que nos darão um norte em busca da santidade.

 IV – DISCIPLINAS DO CARÁTER

1. Disciplina da integridade.
Um livro americano com o título: "O dia em que a América Disse a Verdade", traz uma pesquisa de opinião que garantia o anonimato dos participantes. O livro nos mostra as seguintes estatísticas:

91% mentem regularmente, em casa e no trabalho. Um terço dos portadores de AIDS admite não ter informado o fato aos seus parceiros. A maioria dos trabalhadores admite ter cabulado, em média, sete horas por semana na empresa, e metade admite ter faltado ao trabalho por motivo de doença regularmente, estando perfeitamente bem de saúde. 78% admitiram usar o telefone da empresa para ligações interurbanas pessoais e 75% haviam roubado material de escritório para uso pessoal.

A pesquisa ainda propunha a pergunta: "O que você faria para ganhar 10 milhões de reais?" 25% abandonariam suas famílias, 23% das mulheres se transformariam em prostitutas e 7% mataria uma pessoa.

Mas para o cristão o fato mais deprimente é este: existe pouca diferença na pesquisa, entre as práticas éticas dos evangélicos e dos não evangélicos. Integridade é uma das maiores necessidades da igreja hoje. As pessoas fora das quatro paredes da igreja crerão no evangelho assim que verem estampados nos rostos dos crentes, a integridade do caráter. Fugir de uma pequena mentira... pode ser uma confissão de fé mais forte que toda a filosofia cristã.


O conceito bíblico de integridade tem raízes na perfeição. Uma pessoa integra é uma pessoa completa. Uma pessoa integra sempre irá dizer intencionalmente a verdade; uma pessoa integra sempre cumpre o que prometeu; uma pessoa integra jamais trapaceia ou rouba outra pessoa.

Há muitas maneiras de roubar ocasionalmente: levar material do escritório ou da escola para casa; comprar DVD pirata; furar fila; usar o telefone do trabalho para fins pessoais e tantas outras, são práticas pecaminosas, portanto, devemos nos despir de tudo isso se quisermos andar em santidade!

2. Disciplina da língua.
Quatro jornalistas se juntaram para cobrir um evento importante. Eles esperavam a chegada de uma celebridade, no entanto, não apareceu ninguém. Para não voltarem para casa sem nenhuma entrevista, um dos jornalistas teve a ideia de inventar uma notícia.

Eles criaram uma história que dizia que um engenheiro americano a caminho da China contou que o governo chinês o contratou para demolir a grande muralha da china, e a desculpa seria que o governo queria melhorar o comércio exterior.

No dia Seguinte essa notícia foi publicada nos principais jornais, e como esperado, chegou na china. Quando os cidadãos chineses ouviram que os americanos queriam destruir a muralha da china ficaram revoltados. Membros de uma sociedade secreta de chineses, movidos pela falsa notícia, atacaram as embaixadas estrangeiras de Pequim, e assassinaram centenas de missionários do exterior.

Nos dois meses seguintes, doze mil homens, de países diferentes invadiram a china para proteger seus camponeses. Essa história é real, ela é chamada de "a revolta dos boxers". Inocentes foram mortos por causa da língua mentirosa.

A palavra solta não volta mais. Devemos ter controle no que falamos. A pessoa que controla a língua controla todo o corpo. Há várias formas de usar mal a nossa língua: fofocas, intrigas, depreciação, bajulação, crítica exagerada, murmurações, são pecados da língua.

Você quer saber se tem uma língua maldita? Responda as seguintes perguntas a si mesmos: você fala demais? Você sente alegria quando repassa para outros alguma fofoca? Você diz por traz das pessoas o que nunca conseguiria dizer pela frente? Você fala dos outros o que não diria a si mesmo? As pessoas se sentem elevadas ou depreciadas com suas palavras?

A bíblia esta repleta de advertências quanto a maledicência. A língua mal usada pode nos mandar para o inferno. Para sermos santos precisamos falar em amor e em verdade; deixar de tomar partido ou de alimentar fofocas; deixar a bajulação; parar de depreciar os outros; fugir das conversas torpes; deixar o sarcasmo e memorizar as escrituras a fim de sair apenas conteúdos bíblicos de nossa boca!

3. Disciplina dos olhos (uma palavra aos homens).
Basta ligar a televisão por alguns minutos para ser totalmente erotizado. Não é de se admirar que vivemos numa sociedade que transpira sensualidade por todos os poros. Segundo a pesquisa feita por Josh Mcdowell sobre a pornografia, a cada 10 homens entrevistados, 8 já tiveram acesso a conteúdos sexuais explícitos, e 2 haviam mentido na entrevista.
A sensualidade é facilmente o maior obstáculo para a santidade entre os homens hoje, e os que estão em busca de sensualidade, nunca poderão dedicar-se à piedade. Jó é um grande exemplo para nós de como lidar com a cobiça sexual.

Em Jó 31.1 na versão NVI lemos:
"Fiz acordo com os meus olhos de não olhar com cobiça para as moças". A aliança de Jó proíbe uma segunda olhada. Isso significa tratar as mulheres com dignidade – vendo-as com respeito. Se sua roupa é imprópria, olhe-a nos olhos apenas, e afaste-se o mais rápido que puder!

Construa cercas em sua vida – especialmente no trabalho e na escola. Evite a intimidade verbal com mulheres. Não abra seu coração à outra mulher e nem lhe derrame seus problemas, muitos casos de adultério e prostituição começaram com conversas intimas. Quando sair para um lazer, nunca vá apenas você e outra mulher. Nunca flerte, mesmo por gracejo, você pode despertar desejos não correspondidos na outra pessoa.

Não fique no computador sozinho, assim como também no celular; não tome banhos demorados; evite lugares e situações ou até mesmo pessoas que podem ser um potencial para o pecado sexual. Lembre-se: sua esposa é a única mulher que você terá intimidades.

Finalmente, lembre-se sempre da constante presença de Deus em todos os lugares, foi o que sustentou José a não cair na tentação da mulher de Potifar. No momento da tentação José disse: "Como, pois, cometeria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?" (Gn 39.9) – José foi sábio - ele fugiu. "Foge, outrossim, das paixões da mocidade...", foi o conselho de Paulo a Timóteo (2Tm 2.22).

4. Disciplina no tempo.
Um homem do passado tinha uma agenda apertada: Segundas e terças-feiras: estudo de grego, História Romana e Literatura. Quartas: Estudo de Lógica e Ética. Quintas: Hebraico e Árabe. Sextas: Metafísica e Filosofia Natural. Sábados: Composição de Oratória e Poesia. Domingos: Teologia.

Afora tudo isso, estudava francês, e se aperfeiçoava em matemática e ainda conduzia experiências em Ótica. Fez em média três sermões por dia, e durante 54 anos, ao todo 44.000 mensagens. Em sua vida toda viajou no lombo de cavalos 320.000 km, sendo 8.000 por ano.

Publicou 1 comentário de 4 volumes sobre a Bíblia, 1 dicionário de Inglês, 5 volumes de Filosofia, 4 volumes sobre História da Igreja, escreveu livros de Gramática Inglesa, Hebraica, Grega e Francesa, 3 volumes de Medicina, 6 de Música Clássica e 1 jornal que totalizou 50 periódicos no fim da vida.

Esse homem estudioso e piedoso foi o responsável pela salvação da Inglaterra através de um poderoso avivamento, o seu nome era John Wesley!

Talvez não chegaremos ao nível de John Wesley, devido a muitos fatores, mas ele é um bom exemplo para nós de administração do tempo. Um dia possuem 24h. Se dividirmos o tempo nas principais tarefas do dia, chegaremos a o resultado de 10 horas de trabalho, incluindo transporte e intervalos; 7 horas para dormir; sobram 7 horas; dessas 7 horas, podemos tirar 3 horas por causa dos almoços, lanches e outras atividades corriqueiras, e também para os cultos; sobram 4 horas; e aí você para e pensa: onde foram parar essas 4 horas?

Essas 4 horas foram gastas em facebook, whatsapp, youtube, vídeo game, televisão, conversas demoradas no celular, fazendo coisas que não são prioridades e tantas outras que ficaríamos aqui por horas listando. Vivemos na era da falta de tempo.

Mas a verdade é que você só tem tempo para si mesmo; pois ao invés de trabalhar pela causa do evangelho, você passa todo o tempo vendo fotos no instagram e gracejando no whatsapp. Não que isso seja proibido, mas sim que não deva ser o foco. John Piper disse que "a finalidade das redes sociais no julgamento será mostrar que a falta de oração, não foi por falta de tempo".

Uma forma de remirmos o tempo, é usando uma agenda. Anote nela todos os compromissos importantes. Se possível anote até mesmo as tarefas de cada dia. Te garanto que você ficará surpreso com o tanto de tempo que irá aparecer.

 V – DISCIPLINAS DA ALMA

1. Disciplina da leitura bíblica.
Dizer ser cristão e não ter o hábito de ler a bíblia é no mínimo, contraditório. Calvino dizia que a verdadeira santidade consistia em conhecer a Deus e a si mesmo, e isso só pode acontecer através da constante leitura das Escrituras. O nosso mundo ocidental foi formado pela bíblia, e mesmo assim, muitos não se importam com a Palavra de Deus.

Enquanto muitos dos nossos irmãos no oriente têm em mãos apenas partes da bíblia; uns tem o novo testamento, outros apenas os evangelhos, outros apenas os Atos dos apóstolos e metade de uma carta de Paulo; enquanto eles, mesmo sem ter toda a escritura nas mãos, enfrentaram a morte e a perseguição, se reúnem em cavernas com calor escaldante para orar e cultuar à Deus, nós aqui, deixamos empoeirar as várias bíblias que compramos por toda a nossa vida!

Concluo com isso que somos mesmo é hipócritas e medíocres, seria melhor Deus nos tirar a nossas várias bíblias e dar para cada um dos nossos irmãos perseguidos.

Como então nos disciplinarmos para sermos constantes nas escrituras? Há algumas medidas a serem tomadas para isso; como reservar tempo na agenda, memorizar, meditar, ouvir a bíblia, pregar a bíblia e muitas outras que vou expor, com aplicações práticas, cada uma delas.

a) Devocional diário: O devocional é a parte mais importante no dia. Nesse momento, nós abastecemos, por assim dizer, o tanque da alma. No devocional temos contato com a palavra de Deus e temos comunhão com ele pela oração. No devocional nos fortalecemos contra as ciladas do diabo, contra as tentações, resguardando nossas mentes e corações.

Mas para isso ocorrer, precisamos nos planejar. Muitos cristãos negligenciam o devocional não por deslealdade, mas porque não conseguem planejar o tempo, lugar e método para a leitura bíblica, e um dos métodos já está em suas mãos.

Planeje um lugar isolado e estabeleça um horário que você esteja mais disposto mentalmente. Sempre que possível, planeje esse horário logo quando acordar. Marque isso em sua agenda. Considere o compromisso devocional como você consideraria o compromisso de casar ou um compromisso do trabalho. Se alguém pedir para você fazer alguma coisa naquele horário, diga: "me desculpe, já tenho um compromisso".

George Muller disse certa vez, que passou vários anos de sua vida tentando avançar em sua vida espiritual. Ele levantava cedo para orar e ler a bíblia, mas logo depois de meia hora, não tinha tanta disciplina para orar além disso. Um dia ele mudou seu devocional.

George Muller passou a ler a bíblia antes de orar, e assim a sua vida nunca mais foi a mesma. Ele orava a cada sentença bíblica e a cada exortação; com isso, de meia hora ele passou a não se preocupar com o tempo, chegando a ficar horas sem perceber, na presença de Deus.

Sempre que possível, faça a leitura bíblia antes da oração, fazendo assim, você terá vários motivos de oração que fluirão da leitura devocional diária.

b) Meditação e memorização: "Bem aventurado o homem que; [...] antes tem
o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite". Sl 1.1-2. Quando o salmista diz que temos que meditar, o termo hebraico usado no versículo significa "murmurar ou falar". Portanto a meditação na Palavra de Deus significa repetir a si mesmo as Escrituras dia e noite, falar com você mesmo sobre ela, e perguntar como a passagem se aplicaria em sua vida cotidiana.

O ideal é meditarmos em todo o tempo disponível e, assim, reverenciar a palavra de Deus. Mesmo em nosso tempo apertado a meditação pode ser incluída. Anote em um papel ou onde preferir os versos da leitura bíblica do dia que mais lhe falaram ao coração e guarde em seu bolso ou onde preferir.

Quando estiver no carro, na hora do almoço, ou aguardando o ônibus, ou em filas, ou em qualquer momento vago. Puxe-o do bolso nestes momentos. Murmure-o, decore-o, ore sobre ele, compartilhe com alguém.

A disciplina da meditação bíblica mudará a nossa mente. John Bunyan, o autor do livro O Peregrino, memorizava e meditava tanto nas escrituras, que muitos diziam que se cortassem o pulso dele, não sairia sangue, mas versículos da bíblia.

c) Ouvir a bíblia: Temos uma ferramenta excelente que muitos no passado não puderam usufruir: O MP3! É isso mesmo. Nós podemos além de ler as escrituras, literalmente ouvir ela todos os dias em nossos celulares ou em qualquer dispositivo mp3.

Quanto tempo muitos perdem a caminho do trabalho ou para a escola? Se ouvirmos a bíblia durante 25min todo o dia, em três meses teremos ouvido a bíblia inteira. Não desperdice o seu tempo; você pode baixar a bíblia em áudio de graça, em várias versões pela internet. Isso fará uma grande diferença em nossa mente para a glória de Deus.

2. Disciplina da Oração.
O que fazer quando não desejamos a Palavra de Deus? O que fazer se não estamos satisfeitos no Deus da bíblia, mas preferimos os prazeres do mundo? Será que os santos homens de Deus alguma vez lutaram com isso? Sim eles lutaram. Devemos criar coragem. Todos nós lutamos contra momentos de indiferença e de insensibilidade espiritual. Houve momentos na vida de homens piedosos em que a fome espiritual diminuiu e as trevas ameaçaram consumir toda a sua devoção.

Por exemplo: Para muitos, Martinho Lutero tinha aparência de um homem inabalável. No entanto, os mais íntimos conheciam suas aflições. Lutero escreveu para Melanchthon enquanto deveria estar trabalhando ferrenhamente na tradução do Novo Testamento. Assim diz a carta:

Estou sentado aqui, à vontade, sentindo-me endurecido e insensível – ai de mim! Orando pouco, sofrendo pouco pela igreja de Cristo, porém, queimando no violento fogo da minha carne que não foi domada. A conclusão é esta: eu deveria estar incendiado no espírito; mas na realidade estou incendiado na carne, com paixões, preguiça e sono. Talvez isso se dê porque vocês param de orar por mim... Nos últimos dias não tenho estudado e nem orei... Eu não suporto mais isso... Ore por mim, eu imploro, pois em minha reclusão, estou afundando em pecado.

A chave para a alegria em Deus é a graça transformadora e onipotente de Deus, comprada por Jesus, aplicada pelo Espírito Santo, despertada pela Palavra de Deus, e alcançada pela fé por meio da oração. Vamos ver agora algumas aplicações práticas para uma vida de oração.

a) A oração e a Palavra de Deus são inseparáveis: Certa vez perguntaram a A. W. Tozer qual era o mais importante: orar ou ler a bíblia? Tozer respondeu com outra pergunta: qual é a mais importante para o passarinho, a asa direita ou a esquerda?

Devemos orar todos os dias e o dia todo. Na oração nós louvamos as perfeições de Deus a agradecemos pelo que Ele fez por nós em Cristo, confessamos nossos pecados e pedimos o seu auxílio. Na mediação das Escrituras nós ouvimos Deus a todo o momento, como diziam os Puritanos: "A bíblia é como uma boca, e os dois testamentos são como os lábios que nos falam toda as vezes que são abertos".

Sem a oração nós tentamos obedecer a Palavra de Deus com a nossa própria força, achamos que conseguimos e então nos tornamos fariseus orgulhosos; ou perceberemos que não estamos conseguindo e desistiremos. Isso é o que acontece quando tentamos separar a meditação da Palavra de Deus da dependência da oração.

b) A oração matutina: Eu insisto que o planejamento e a disciplina são tudo. No mundo pós-moderno em que vivemos, talvez não fosse possível para todos orarem logo pela manhã, devido aos trabalhos por escala por exemplo. Mas o melhor horário para orar sempre será pela manhã. Um piedoso do passado chamado William Law disse o seguinte sobre a oração pela manhã:


Se cada manhã você acordar cedo como uma ocasião de negar-se a si mesmo, como um método de renunciar ao prazer, como um meio de remir o seu tempo e preparar o seu espírito para a oração, você verá grandes vantagens nisso. Esse método, embora pareça uma pequena particularidade da vida, muito provavelmente seria um recurso para alcançar grande piedade. Você constantemente se lembraria de que a preguiça deve ser evitada, que negar-se a si mesmo faz parte do cristianismo. Isso o ensinaria a exercitar poder sobre si mesmo e pouco a pouco o capacitaria a renunciar a outros prazeres que lutam contra a alma...

A disciplina de acordar cedo não é tão difícil quanto o de ir para a cama. No passado isso não acontecia. Antes da eletricidade, do rádio, da tv e da internet, ir para cama logo após escurecer não era tão difícil. Não havia muito que fazer. Hoje, as mais fortes atrações para ficarmos acordados e nos divertirmos estão contra nós. Portanto, a luta contra o cansaço, que nos deixa sonolentos assim que abrirmos a nossa bíblia pela manhã, precisa ser travada à noite, e não apenas pela manhã.


Ao decidir a que horas o despertador irá te acordar para orar, decida também quando deve ir para a cama para não estar exausto quando acordar. Muitos ficam admirados porque Spurgeon acordava às 4 da madrugada para orar. Mas o que ninguém conta é que Spurgeon, como todos os outros habitantes, já estavam na cama ás 09 horas da noite.

c) Um auxílio para os momentos de oração: Muitas pessoas desanimam na oração porque não sabem mais pelo que orar. Alguns ficam divagando na oração; sua mente pensa em tudo menos no que tem orado ou em Deus. Todavia, podemos ser auxiliados quanto a esse problema quando começarmos a fazer listas de oração.

George Muller tinha um caderno de oração, e desse caderno, 50 mil orações foram respondidas. A lista de oração nos dará disciplina para orar. Quando nossa mente começar a divagar em pensamentos, podemos rapidamente voltar nossos olhos para a lista e continuar orando de acordo com o que listamos.

Há diversas formas de fazer uma lista de oração. Você pode escrever cada momento da oração como: adoração, confissão, agradecimentos, intercessões e petições. Usando essas chaves, você também pode subdividir cada parte da oração, como por exemplo: quando chegar o momento de interceder, você pode escrever os nomes e motivos de todas as pessoas pelo qual você quer orar.

Por último, sempre ande com um caderno de anotações, ou qualquer outro meio para escrever possíveis orações. Em conversas sempre haverá alguém fazendo um pedido de oração; anote cada pedido e você sempre terá em mãos várias necessidades de oração. Quando você começar a fazer isso eu garanto, a jornada de 5 horas de oração será pouco pra você.

d) orar sem cessar: O conceito de orar sem cessar é muito discutido. Orar sem cessar seria passar todo o dia de joelhos orando? Seria ter momentos de oração o dia todo (embora isso seja importante)? Certa feita, alguns pastores fizeram essa pergunta a uma jovem puritana
: "O que significa orar sem cessar? Nós temos de fazer o nosso trabalho, não podemos ficar orando o tempo inteiro". E aquela jovem puritana disse:

Isso não é um problema meu senhor. Hoje de manhã, quando eu acordei e me vesti, eu pedia a Deus que eu estivesse vestida com a justiça de Cristo. E quando eu vim tirar a poeira dos móveis, antes do senhor chegar, eu orei para que Deus tirasse toda poeira da minha alma e me livrasse do meu pecado. E quando eu coloquei esta comida e esta bebida diante de você, eu simplesmente orei para que Cristo fosse a minha comida e minha bebida até a vida eterna". E ela concluiu: "Então, senhor, é assim que vou orando durante meu dia.

Portanto, orar sem cessar significa fazer de tudo um motivo de oração. Se estivermos pegando o ônibus, se andamos na rua, se vamos almoçar, quando estamos conversando, antes de dormir, ao acordar, os motivos são infinitos, e cada dia dará o seu motivo.

3. Disciplina do Jejum.
Jejum é fome de Deus. Nós intensificamos a oração e a meditação com o jejum bíblico. Não vou me ater em pontos doutrinários, mas apenas quero deixar aplicações práticas:

jejue pelo menos uma vez por semana, como esta no pacto de nossa igreja; determine um horário para o jejum que você tenha condições de seguir; participe de todas as jornadas de jejum da igreja;


No jejum, não use nenhum tipo de tecnologia, a não ser por extrema necessidade; no período de jejum, concentre-se apenas em orar e ler as escrituras.

4. Disciplina da leitura.
Além das escrituras, temos muitas obras de homens piedosos do passado e do presente, que nos auxiliarão rumo à busca por santidade. Eu mesmo usei muitos livros para compor esse sermão. O apóstolo Paulo recomenda que Timóteo persista em ler.

Há uma variedade enorme de livros sobre santidade. Eles nos ajudaram na busca de um caráter mais próximo de Cristo. Esses livros não substituem as escrituras e nem a oração. Muitos dizem que não tem tempo para leitura, mas na verdade não tem o hábito de ler. Comece com um livreto, 20 minutos por dia, depois de um tempo o hábito se estabelece e você estará lendo mais e melhor.

Por último quero dizer que eu não pretendi esgotar o assunto. Ás práticas e conselhos são vários e diversos. O que apresentei não são regras, mas auxílios. Basta cada um se planejar da melhor maneira. Cada um no seu limite. Ninguém é melhor do que ninguém no que se refere à santidade. Eu não sou mais santo que você, e nem você de mim.  Mas nós estamos sendo santificados por Deus.

Em nenhum momento eu disse que você precisa ir para o deserto e ficar lá 30 dias só com água. Não disse que você tem que ressuscitar morto. Não disse para você ler a bíblia inteira 5 vezes no ano, nada disso. Apenas quis lembra-lo de que para tudo tem solução.

Timothy Keller disse que a santidade não nos torna justificados, mas a justificação em Cristo nos torna santo.

CONCLUSÃO.

Nada, absolutamente nada do que eu preguei até agora você irá conseguir fazer! Você pode estar assustado, tentando encaixar todas as coisas que aprendeu hoje no seu dia a dia, mas você não irá conseguir fazer nada. Você vai tentar e não vai conseguir; você vai desanimar, vai desistir e não irá conseguir suar muito e nem ser disciplinado.

Sabe por quê? Por que você não está sozinho!

Lembre-se que você faz parte de um exército. Que soldado sozinho não vence guerra. Você não está só, olhe para o seu lado agora, esse soldado ao seu lado está com você na trincheira. Seus comandantes estão aqui no púlpito, e o general é Cristo!

O Espírito santo está com você todos os dias para te ajudar quando você não conseguir. Haverá muitos momentos de combates ferrenhos. O diabo não nos dá tréguas, a carne também não, ela vai pulsar pedindo pecado; a tentação vai chegar; o desanimo vai bater, mas nós temos um fiel consolador que nos capacita e nos enche de graça para andarmos em santidade.

Não pare! Persevere com todas as tuas forças. Peça ajuda a outros irmãos. Resista!

E ao findar a vida, vamos poder dizer como Paulo em
2 Timóteo 4.7 que diz: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.


Bibliografia:
Quando eu não desejo Deus - John Piper - Editora Cultura Cristã
Disciplinas do homem cristão - Kent Hughes - Editora CPAD

Por Luã França

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.